Como o pneu tem que estar para passar na vistoria do DETRAN?

Como o pneu tem que estar para passar na vistoria do DETRAN? Saiba quais as exigências do órgão regulamentador de trânsito em relação aos pneus durante a vistoria do veículo!

O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) solicita a vistoria dos veículos em algumas situações específicas, para confirmar que os mesmos estão em condições seguras de trafegar pelas ruas da cidade, a qual deve ser realizada de acordo com as exigências do órgão de regulamentação de trânsito, as quais você poderá conferir nos próximos tópicos.

A vistoria costuma ser bastante rigorosa, por isso, há muitas dúvidas referentes a características dos automóveis conferidas na vistoria, como por exemplo: “como o pneu tem que estar para passar na vistoria do DETRAN?”.  

Confira a seguir para que serve, como funciona, se é obrigatória, e quais as exigências referentes a pneus são avaliadas durante a inspeção:

Para que serve a vistoria do DETRAN?

vistoria do DETRAN

A vistoria do DETRAN tem como principais objetivos analisar se a documentação do veículo está em dia, avaliar as condições de uso dos equipamentos obrigatórios, verificar se as características são originais de fábrica e se o veículo atende às normas de trânsito.

Como funciona a vistoria do DETRAN?

Para realizar a vistoria do veículo, o proprietário deve efetuar o  agendamento prévio através do site do DETRAN de sua região, pois cada Estado possui um site específico. Por exemplo, se você mora em São Paulo, deverá acessar o serviço através do site DETRAN SP.

É obrigatório fazer a vistoria do DETRAN?

A vistoria do DETRAN é obrigatória ao realizar o licenciamento de veículos que possuem mais de 5 anos de fabricação, realizar transferência e regularização veicular. Além disso, também é necessária quando o proprietário realiza alterações nas características originais de fábrica, em situações de sinistro, e quando há mudança de categoria. O que ajuda a evitar fraudes e modificações que não estejam de acordo com as normas de regulamentação de trânsito.

Como o pneu tem que estar para passar na vistoria do DETRAN?

Para saber como o pneu tem que estar para passar na vistoria do DETRAN é preciso conferir quais as exigências do órgão de trânsito em relação a este item:

Limite de segurança e condições do pneu

A referência para avaliar o limite de segurança nos pneus é o TWI (Tread Wear Indicator), o qual é um filete de borracha que fica localizado de forma transversal aos sulcos nos principais pontos da banda de rodagem.

No momento em que a altura dos gomos passa a atingir o Tread Wear Indicator – TWI, o pneu se encontra no limite de segurança, o qual é de 1,6 mm de profundidade – de acordo com a resolução 558/80 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Portanto, o condutor deve sempre se atentar aos cuidados necessários com os pneus, desde verificar a profundidade do piso, momento ideal de fazer o rodízio de pneus (a cada 5.000 km a 10.000 km), quando trocar os pneus (a cada 40.000 km a 60.000 km), pressão adequada para calibragem de pneu, entre outros.

Lembrando que pode ser preciso realizar a troca dos pneus antes da vistoria, além de realizar o balanceamento e alinhamento. Caso tenha que comprar pneus novos, você pode usar cupom de desconto Pneustore em suas compras online.

Por que é importante respeitar o limite de segurança do pneu?

Agora que já sabe como o pneu tem que estar para passar na vistoria do DETRAN, é preciso ter em mente qual é a importância de respeitar o limite de segurança.

Quando os pneus estão em seu limite de segurança, caso não possua freios ABS, o veículo pode precisar de uma distância maior que 70% para parar, mas quando possui esse tipo de freio, a distância que pode precisar é de 35%. Ou seja, respeitar os limites de segurança do pneu ajuda a evitar acidentes na estrada. 

Mantenha sempre os pneus dentro desse limite e com a calibragem adequada, o mesmo serve para o estepe (também avaliado na vistoria do DETRAN).

Além disso, a chave da roda e macaco devem estar em bom estado, assim como o triângulo. Outro fator importante é que o extintor de incêndio (que deve ser do tipo ABC) esteja cheio e dentro do prazo de validade. 

Para mais informações sobre a vistoria de veículos, basta acessar o site do DETRAN de sua cidade.