Pular para o conteúdo

Conservando o combustível

Má condução não é apenas insegura. É caro. Estudos têm mostrado repetidamente que os hábitos pessoais de dirigir são o maior fator que afeta o consumo de combustível do veículo. 

A adoção de comportamentos de direção novos e aprimorados não apenas torna a viagem de carro mais segura, como também pode contribuir para economias significativas na bomba de gasolina. Aqui estão algumas maneiras simples de melhorar a milhagem de gás do seu carro:

Propriedade, Manutenção e Reparos

⦁ Ao comprar um carro, procure modelos que ofereçam a melhor economia de combustível de sua classe. Para a maioria dos drivers, um mecanismo opcional maior e / ou mais poderoso é desnecessário.

⦁ Mantenha seu carro de acordo com as recomendações do fabricante. Os carros modernos não precisam de ajustes, mas o serviço regular garantirá ótima economia de combustível, desempenho e longevidade.

⦁ Leve o seu carro a uma oficina o mais rápido possível se a luz “Check Engine” acender. Isso indica um problema que está causando emissões excessivas e provavelmente reduzindo a economia de combustível.

⦁ Mantenha os pneus inflados adequadamente. A insuflação reduzida reduz a economia de combustível, mas o mais importante é que os pneus com pouco ar degradam o manuseio e a frenagem, desgastam-se mais rapidamente e podem superaquecer e explodir.

⦁ Se por falta de Combustível a algum dia seu veiculo para em uma via entre em contato imediatamente com ⦁ serviço de guincho 24 Horas pra fazer seu resgate.

Na Direção

⦁ Diminua a velocidade e dirija o limite de velocidade. Na rodovia, o arrasto aerodinâmico faz com que a economia de combustível diminua significativamente à medida que as velocidades aumentam acima de 80 km / h.

⦁ Evite arranques de “jackrabbit” e aceleração forte. Essas ações aumentam bastante o consumo de combustível.
Inativo ou não.

⦁ Evite a marcha lenta prolongada para aquecer o motor, mesmo no inverno. É desnecessário e desperdiça combustível.

⦁ Evite inatividade prolongada em geral. Se o seu carro for parado por mais de 60 segundos, desligue o motor para economizar combustível. Muitos carros mais novos têm sistemas automáticos de parada e partida do motor que fazem isso.

⦁ Ao dirigir na cidade, ajuste sua velocidade para “cronometrar” o semáforo. Isso reduz a frenagem e aceleração repetidas que consomem combustível adicional.
Ao se aproximar de um sinal vermelho ou sinal de parada, tire o pé do acelerador mais cedo e deixe o carro descer em velocidade mais lenta até a hora de frear.

⦁ Acelere suavemente com aceleração leve a moderada. Isso permite que a transmissão automática mude para velocidades mais altas mais rapidamente, reduzindo a rotação do motor e economizando combustível.

⦁ Use o controle de cruzeiro para ajudar a manter uma velocidade constante e economizar combustível. No entanto, nunca use o controle de cruzeiro em estradas escorregadias, pois poderá resultar em perda do controle do veículo.

⦁ Se o seu carro tiver uma transmissão manual, mude para cima o mais rápido possível, sem “arrastar” o motor. Quando prático, você também pode economizar combustível ao mudar de marcha – por exemplo, passando diretamente da primeira para a terceira marcha.
Não seja abastecido com gás desperdiçado

As práticas acima definitivamente ajudarão a melhorar a economia de combustível. Lembre-se também destas dicas mais gerais sobre economia de combustível:
Minimize o uso de ar condicionado. Mesmo nas velocidades das rodovias, as janelas abertas têm menos efeito na economia de combustível do que a potência do motor necessária para operar o compressor do ar condicionado.

Planeje com antecedência para realizar várias tarefas em uma viagem e, sempre que possível, viaje para fora do horário de alto tráfego do dia.

Se você possui mais de um carro, use o modelo mais econômico que atenda às necessidades de qualquer viagem.

Mitos da economia de combustível
Em clima quente, estacione à sombra ou use um protetor solar para diminuir o acúmulo de calor dentro do carro. Isso reduz a necessidade de ar condicionado (e, portanto, combustível) para esfriar o carro.

⦁ Remova itens desnecessários e volumosos do seu carro. É preciso mais combustível para acelerar um carro mais pesado, e a redução na economia de combustível é maior para carros pequenos do que modelos maiores.

⦁ Minimize o uso de barras de tejadilho e remova transportadores especiais quando não estiverem em uso. Na estrada, até mesmo um rack de bicicleta, canoa ou esqui vazio pode reduzir a economia de combustível, e um rack carregado ou um contêiner de carro terão um efeito importante na milhagem do gás.

⦁ A pesquisa da AAA descobriu que, a menos que o combustível premium seja recomendado ou exigido pelo fabricante do seu carro, ele não oferece benefícios adicionais. Os motoristas devem consultar o manual do proprietário do veículo para verificar qual tipo de gasolina é recomendado para o motor.