Vantagens de comprar veículo com cota contemplada de consórcio

Comprar um carro, seja novo ou usado, é uma compra cara, por isso a decisão de como pagar por isso depende muito da sua situação financeira, você tem dinheiro disponível para pagar imediatamente ou precisa fazer um financiamento?

Em 2018, 1,4 milhão de carros usados ​​foram comprados sob financiamento, um aumento de 8% em relação ao ano anterior, representando quase um quinto de todas as vendas de carros usados. Em contraste, a popularidade do financiamento de carros novos por meio de um acordo financeiro diminuiu cerca de 4% em 2018 em comparação a 2017 dando espaço ao pagamento com carta de crédito contemplada.

O consórcio é frequentemente visto como o método preferido para fazer uma grande compra porque não o deixa dívida, porém, nem sempre é a principal escolha das pessoas, já que a contemplação nem sempre é rápida. Então se você já tiver sido contemplado em seu consórcio para comprar o carro, veja as vantagens que essa compra pode trazer para você e que nos dá Cotas Premiadas separamos para você entender!

Vantagens do consórcio

Conteúdo da página

Comprar um carro com uma carta de crédito contemplada é um processo simples e direto: você escolhe o carro, vai ao revendedor ou vendedor particular e dá a ele o dinheiro. Em seguida, você pode ir embora com seu carro novo sem precisar fazer mais pagamentos. Exceto é claro, combustível, seguro, impostos, manutenção e demais parcelas do seu consórcio se ainda houver. Não há verificação de crédito para se preocupar e nenhum limite de quilometragem para se preocupar.

Esse pagamento único significa que você pode economizar dinheiro dos juros de um financiamento para outra compra, em vez de fazer um pagamento mensal a uma empresa financeira. Você também economizará dinheiro em outro sentido, porque não pagará juros. Pagar um carro imediatamente é de longe a opção mais barata disponível.

Ao contrário de um contrato de financiamento, onde você não se torna o proprietário oficial do carro até o final do prazo, com o consórcio você será o proprietário do carro desde o início, fornecendo um ativo valioso. 

Se sua situação financeira mudar para pior, você poderá vender o carro facilmente a qualquer momento para um revendedor local ou serviço nacional de compras.

Da mesma forma, quando você decide trocar seu carro, pode usá-lo em troca de peças para obter dinheiro com o valor do seu novo veículo. Você está garantido para receber a avaliação completa do seu carro e não terá nenhum dinheiro deduzido por desgaste ou quilometragem excessiva.

Mesmo pagando com cota contemplada de consórcio pesquise bem

A menos que você compre uma edição limitada ou modelo clássico, todos os carros sofrerão depreciação. A maioria dos carros perde 50% a 60% do seu valor nos primeiros 3 anos de propriedade, isso começa a desacelerar a partir do ano quatro. Se você decidir comprar um carro novo usando carta de crédito contemplada de automóveis a venda, precisará entender que perderá uma quantia com esse investimento.

Os carros usados ​​se depreciam a uma velocidade mais lenta, mas você ainda deve esperar perder dinheiro ao vendê-lo, principalmente se você o possui há mais de 5 anos e a média de 32 mil km por ano.

Se você é especialista em investimentos ou tem um consultor financeiro em quem confia, pode usar parte do dinheiro de uma cota de consórcio para dar de entrada em um carro, em vez de pagá-lo por completo e investir tudo o que resta. Essa é uma estratégia potencialmente arriscada, porque você não pode ter retornos garantidos, mas pode pagar dividendos se investir com sabedoria.

Ao usar todas, ou pelo menos uma grande proporção de sua cota de consórcio com muito esforço para comprar um carro imediatamente, você não terá um “ninho de ovos” para recorrer no caso de uma emergência financeira, por exemplo, doença ou perda de emprego.

Finalmente, o carro que você escolher será limitado pela quantidade de dinheiro que economizou, portanto, talvez você não consiga o carro que deseja necessariamente. Você não pode esperar comprar uma BMW, no entanto, um orçamento limitado impedirá que você gaste além do que você pode pagar realisticamente.

Mas e o financiamento?

Existem várias maneiras diferentes de financiar um carro, incluindo PCP (compra por contrato pessoal), leasing, empréstimo pessoal ou cartão de crédito, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. 

As desvantagens de financiar um carro listados abaixo não se concentram inteiramente em um método financeiro específico, mas destacam os benefícios e desvantagens gerais de diferentes produtos financeiros.

Desvantagens de financiar um carro

O maior ponto negativo de qualquer contrato de financiamento de carro é que você deve pagar juros, ao contrário de comprar uma carta de crédito contemplada. É possível encontrar ofertas de juros de 0%, mas elas são reservadas para carros novos e geralmente são restritas a modelos e períodos específicos. Portanto, a maioria dos compradores de carros que fazem um contrato financeiro acaba pagando mais do que o carro realmente vale.

Além disso, certos produtos financeiros (PCP) adicionarão restrições de quilometragem. Se você exceder a milhagem anual contratada, terá que pagar taxas de milhagem, que normalmente são muito caras. Da mesma forma, o revendedor cobrará uma taxa extra por quaisquer danos ou desgaste excessivo que resultem na realização de trabalhos desnecessários antes que o carro possa voltar à venda.

No final de um contrato, você pode optar por comprar o carro e se tornar o proprietário ou usar qualquer patrimônio positivo para comprar um carro novo e outro contrato financeiro. Sem economizar dinheiro adicional e simplesmente entrar em um novo contrato, você pode ficar preso em um ciclo em que os pagamentos dos carros parecem nunca terminar. Nesse cenário, você nem poderá fazer modificações, porque não será o proprietário legal do carro até que o valor total tenha sido pago.

A celebração de um contrato de financiamento de automóveis é um grande compromisso. Geralmente, um contrato dura entre 24 a 60 meses, se você encontrar problemas financeiros durante esse período, eles podem ser difíceis de resolver. Você pode ficar preso pagando por um carro que não pode pagar ou ser cobrado com taxas de saída antecipada.

Ficar em uma posição em que você não pode pagar seus pagamentos mensais seria desastroso. Não fazer um pagamento terá um impacto negativo na sua pontuação de crédito e poderá levar à recuperação do carro, deixando-o endividado e sem carro.

É melhor financiar um carro ou fazer um consócio?

Aos olhos da maioria das pessoas, “o dinheiro é rei” e, se você puder pagar por algo definitivo e fazer um consórcio essa é a opção que você deve sempre tomar. Obrigue você a viver dentro de seus meios e fornece um ativo, embora depreciativo, que você pode vender em tempos de dificuldades.

No entanto, se você não estiver na posição privilegiada de ter milhares de reais em dinheiro prontamente disponíveis para dar um lance e conseguir sua cota de consórcio, os acordos de financiamento de automóveis representam uma alternativa viável. 

Cabe ao comprador do carro encontrar um veículo e firmar um contrato que esteja dentro do seu orçamento, a falta de pagamento do carro pode ter sérias implicações financeiras.

Agora que você já entendeu o que é uma carta de crédito contemplada e as vantagens que ela pode trazer para a compra de um veículo, que tal investir na compra de uma para que seu carro ou moto nova possa ser quitado com mais facilidade?!