Se você vai tirar a sua CNH, é comum que algumas dúvidas surjam na sua mente. Ou, se já faz tanto tempo que você é habilitado, pode ser que algumas coisas tenham fugido da sua memória. E, quando se trata de direção, todo cuidado é essencial.
Por isso, pode ser que você queira saber qual a diferença entre as faixas de sinalização de trânsito. Esse é um assunto bem simples, mas que é fundamental que você entenda. Falaremos sobre isso abaixo.
Qual a diferença entre as faixas de sinalização de trânsito?
Para entender melhor esse assunto, saiba que há duas faixas de sinalização: a branca e a amarela. Ambas possuem as suas variações e, cada uma delas, tem o seu próprio significado. Iremos explicar sobre cada uma delas nos próximos tópicos.
Faixa de sinalização branca
A faixa branca são linhas de divisão de fluxos de mesmo sentido. Ou seja, isso quer dizer que é uma via de mão única. Fora isso, regula como o condutor deve se comportar no trânsito. Ela se ramifica em dois: contínua e tracejada.
Contínua: quer dizer que ela não admite ultrapassagem nem a transposição de faixa de trânsito pelo motorista.
Tracejada: permite tanto ultrapassagem quanto mudar de faixa de trânsito
Faixa de sinalização amarela
Em suma, quer dizer que é uma via oposta. Ou seja, é quando uma mesma faixa é de mão dupla. Ademais, indica como o motorista deve se comportar. Ela se divide nas seguintes categorias:
Simples contínua: não permite que o motorista ultrapasse nem se desloque para a lateral da via, por exemplo.
Simples tracejada: nessa, permite que o motorista faça ultrapassagem e vá para a via lateral.
Dupla contínua: além de não permitir ultrapassagem, impede que o motorista se desloque para a via lateral.
Parte contínua, parte tracejada: permite ultrapassagem apenas no sentido em que a faixa está tracejada.